Abono Natalino Bolsa família 2020 [ Calendário, Direito e Valor ]

Para quem não sabe o Bolsa Família é um benefício que é pago pelo Governo Federal em parceria com a Caixa, visando a redistribuição de renda para a população mais pobre do país. O que acontece é que em alguns estados o Programa recebeu o acréscimo do Abono Natalino Bolsa família 2020.

O fato é que o Programa Bolsa Família é reconhecido mundialmente, ajudando milhões de pessoas de todo o país que se encontram em situação de extrema pobreza.

No entanto, um assunto que vem chamando a atenção nos últimos tempos e o Abono Natalino Bolsa família 2020 e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre ele logo a seguir. Então, para saber mais, basta continuar lendo.

Abono Natalino Bolsa família 2020


Para quem não sabe bem, o Abono Natalino Bolsa família 2020 nada mais é do que uma parcela do benefício que é paga a mais em dezembro a todos os beneficiários do programa.

A ideia dessa ação é que as famílias possam ter uma renda a mais, complementada pelo benefício, durante as festas de fim de ano. Com isso, o Governo oferece um suporte a mais para que os beneficiários também possam passar por esse período com mais tranquilidade.

Isso porque, são famílias que vivem em condições mais precárias, sendo aquelas que estão em situação de extrema pobreza.

O mais importante de tudo é lembrar que não são todos os estados do país que oferecem o pagamento do Abono Natalino Bolsa família 2020, visto que depende de uma iniciativa estadual.

No entanto, o estado precursor desse movimento foi o da Paraíba, em 2012, que foi o primeiro a realizar o pagamento. Quem realiza o pagamento por lá é a Secretaria do Desenvolvimento da Paraíba, beneficiando milhares de paraibanos.

Como é que funciona o Abono Natalino Bolsa família 2020?

Pois bem, para quem está se perguntando como funciona o pagamento desse benefício, o que precisa ser dito é que ele funciona em duas etapas. Dessa forma, o primeiro pagamento acontece ainda no início do mês de dezembro e o segundo acontece no fim do mês.

Dessa forma, todos os selecionados para receber esse pagamento devem ir até uma agência para realizar o saque do valor. Mais do que isso, lembre-se que os pagamentos são feitos de acordo com o NIS, que é o Número de Inscrição Social.

Quem pode receber?

Como Receber Décimo Terceiro Bolsa Família 2020

O benefício do Abono Natalino Bolsa família 2020, como o nome já sugere, é pago apenas para aqueles que fazem parte do Programa. No entanto, mesmo assim, não são todos os que têm direito a receber esses valores do abono natalino.

Isso porque, primeiramente, é importante ressaltar que o pagamento do valor depende de iniciativa do Governo do Estado, portanto, se o estado não adotou a prática, os moradores dele não poderão receber o mesmo.

Sendo assim, somente os moradores dos estados que pagam o Abono Natalino Bolsa família 2020 é que terão acesso a esse benefício, como é o caso da Paraíba, por exemplo.

Um outro requisito para o recebimento do mesmo é que o beneficiário esteja com seus dados devidamente atualizado no Cadastro Único. Mais do que isso, o Abono Natalino Bolsa família 2020 também é pago sempre priorizando aquelas famílias que estão em maior situação de vulnerabilidade econômica, o que é bem prudente.

Qual o valor?

Pois bem, para quem está criando uma grande expectativa a respeito do valor do Abono Natalino Bolsa família 2020, fique sabendo que ele é de R$ 32 pago a cada um dos beneficiários do Programa que se enquadrem nos requisitos citados.

Esse valor já gerou, e ainda gera, bastante polêmica pelo fato de que é considerado baixo por muitos. No entanto, considerando o valor mensal do Bolsa Família e que esses núcleos familiares já não possuem uma renda fixa muito boa, não há dúvidas de que o valor faz sim alguma diferença.

Mesmo com as críticas por ser considerado baixo, não existe uma grande perspectiva de aumento e os reajustes não devem ser muito significativos nesse sentido.

Mesmo assim, esses valores representam muito para quem vive em situação de extrema pobreza e chega como uma renda a mais no final do ano, visto que é pago além do benefício mensal regular.

Como fazer para receber o Abono Natalino Bolsa família 2020

Para que seja possível receber o Abono Natalino Bolsa família 2020, é preciso que o beneficiário do Programa vá até uma das agencias do Correio e se informe sobre qual será o dia do pagamento do Abono Natalino Bolsa família 2020.

É importante aproveitar essa visita para já conferir se têm direito a receber esse auxílio. O passo a passo para isso é simples, veja:

  • Informe o seu NIS
  • Veja a tabela de pagamentos do benefício de abono natalino do Programa Bolsa Família
  • No dia que foi informado, vá até uma agência e apresente o seu Cartão Bolsa Família, junto de um documento oficial com foto
  • Depois disso, o funcionário da agência já poderá conceder o valor do benefício

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber para receber o Abono Natalino Bolsa família 2020. Aproveite essa informações e boa sorte!

Leave a Reply