Cartão Bolsa Família ( Tudo Sobre Como Solicitar e Cadastro )

O Bolsa Família é um benefício oferecido pelo Governo Federal que ajuda inúmeras famílias a saírem da situação de pobreza e extrema pobreza em todo o Brasil. É por meio do Cartão Bolsa Família que o beneficiário pode receber o seu benefício todos os meses e é por isso que ele é tão importante.

No entanto, mesmo contando com mais de 13,5 milhões de beneficiários que recebem seus benefícios mensalmente, ainda existem muitas dúvidas a respeito do programa, do Bolsa Família e de outros detalhes importantes.

É justamente por isso que é legar saber um pouco mais sobre o cartão Bolsa Família, como funciona esse benefício e como fazer para poder sacar o seu benefício todos os meses sem problemas.

Cartão Bolsa Família

O cartão Bolsa Família nada mais é do que uma importante ferramenta para o resgate do valor do benefício do Bolsa Família, que é depositado mensalmente pelo Governo.

Basicamente, ele é um cartão magnético, que contém o nome do beneficiário e também a sequência de números que correspondem ao código de inscrição. Tudo isso fica na parte da frente.

Assim que se cadastra no Programa Bolsa Família, o atendente irá fazer a solicitação do cartão, que será entregue ao beneficiário em um prazo de 30 a 45 dias. Caso essa entrega não seja feita dentro do prazo determinado, é preciso ir até uma agência da Caixa e solicitar atendimento para entender o que está acontecendo.

 Quem pode ter o cartão Bolsa Família

O principal objetivo na criação do programa Bolsa Família é oferecer ajuda para as famílias que se encontram em situação de pobreza, para que consigam ter uma vida melhor.

Para que seja possível participar do programa e ter o cartão Bolsa Família, no entanto, é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que são os seguintes:

  • As crianças com idade entre os 0 e 7 anos da idade precisam estar com a carteira de vacinação em dia
  • A renda mensal não pode ser superior a R$ 177 por mês por cada membro da família
  • Os jovens com idade entre 16 e 17 anos precisam apresentar frequência escolar igual ou superior a 75%
  • Mulheres que têm idade entre os 14 e 44 anos precisam realizar o acompanhamento de saúde conforme indicado pelo Ministério da Saúde
  • Famílias que são integradas por gestantes devem sempre comparecer ao acompanhamento pré-natal do SUS, respeitando o calendário estabelecido
  • As famílias devem estar cadastradas e com os dados atualizados no CADÚNICO de sua cidade, apresentando os documentos exigidos para isso.
  • Crianças com idade entre os 6 e 15 anos de idade devem estar devidamente matriculadas na escola e apresentarem uma frequência maior que 85%.

Seguindo esses requisitos, você estará apto a receber o benefício oferecido pelo programa e a ter um cartão Bolsa Família para poder sacá-lo mensalmente.

Como fazer o cartão Bolsa Família?

A solicitação para fazer o seu cartão Bolsa Família é algo considerado simples, embora seja cheia de etapas. Para que seja possível fazer a inscrição no programa, o cidadão deverá passar pelos seguintes passos:

  • Vá até a agência ou instituição que é responsável pelo Bolsa Família na sua cidade. Normalmente a responsável ela execução da pasta do programa é a Secretaria de Assistência Social.
  • Nesse local, apresente a documentação referente à comprovação de renda da família
  • Informe também que você quer entrar no Programa Bolsa Família de transferência de renda.
  • Se o atendente verificar que a sua família atende os requisitos para se cadastrar no programa, ele mesmo já irá proceder com o preenchimento do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, que é conhecido como CadÚnico.
  • A partir desse momento, o interessado precisa esperar até que seja selecionado para integrar o Programa. Vale lembrar que essa seleção é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a sua prioridade são as famílias mais expostas.
  • Caso você seja selecionado, receberá uma carta no endereço cadastrado, comunicando a inclusão no Bolsa Família.

Feito isso, o Cartão do Bolsa Família deverá chegar até a sua casa, também por correio, dentro do prazo que já foi explicado. Caso tenha alguma dúvida, dirija-se até a agência onde o cadastro foi feito e solicite atendimento.

Cadastrando a senha no cartão Bolsa Família

Depois de receber o seu cartão Bolsa Família, é preciso fazer o cadastramento de uma senha para que seja possível receber os pagamentos dos benefício e esse processo consiste nos seguintes passos:

  • Faça uma ligação para o Atendimento Caixa Cidadão, através do número 0800 726 0207. Lembre-se de ter seus documentos em mãos e também o número do NIS
  • Vá digitando as informações conforme for solicitado pela central de atendimento, sempre lembrando de digitar calmamente para não dar erro.
  • Depois que todos os dados foram informados, o beneficiário poderá digitar a senha que escolheu para o seu cartão Bolsa Família.
  • Depois de cadastrar essa senha por telefone, é importante se dirigir até uma agência da Caixa mais próxima de você para fazer o procedimento. Lembre-se de levar o cartão do Bolsa Família e um documento oficial com foto para concluir esse cadastro.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o cartão Bolsa Família, para que serve e como fazer para cadastrar sua senha. Aproveite as dicas e boa sorte!

Leave a Reply