Empréstimo Bolsa Família [ Como Funciona e Comprovar Renda ]

Para muitas pessoas de todo o Brasil, o empréstimo Bolsa Família é uma excelente alternativa para quem precisa de algum dinheiro em momentos de necessidade. No entanto, a verdade é que muitos não sabem bem como fazer isso, o que é preciso ou para quem ele é indicado.

Pois bem, o fato é que essa oportunidade de crédito não é algo oferecido a todos os cidadãos e para poder aproveitá-la é preciso de enquadrar a alguns requisitos definidos pelos órgãos responsáveis.

Então, pensando em tornar essas informações mais claras, hoje vamos falar um pouco mais sobre o empréstimo Bolsa Família e todos os detalhes para que você saiba se também tem direito quando precisar, acompanhe.

Como funciona o empréstimo Bolsa Família?


Pois bem, a primeira cosia que precisa ser dita é que atualmente o Programa Bolsa Família atende a um grande número de pessoas no país todo, chegando a cerca de 13 milhões.

A iniciativa de oferecer o microcrédito aos beneficiários desse programa tem como principal objetivo incrementar o programa mesmo, incentivando a busca pelo aumento da renda das famílias, possibilitando que empreendam, cresçam e melhorem suas condições financeiras.

Assim, através dele, os beneficiários do Programa Bolsa Família podem ter acesso a uma série de ofertas de empréstimos, lembrando que não faz muito tempo que essa iniciativa foi lançada, especialmente para esse público.

A liberação dos valores de crédito podem ser feitas por 3 grandes bancos brasileiros, que são: Caixa, Banco do Brasil e também o Banco do Nordeste.

A vantagem é que os juros oferecidos ficam bem abaixo dos juros do mercado, sendo de apenas 1%, o que é excelente, comparado com o de alguns bancos que chega a até 7% ou mais.

Até o momento são apenas esses bancos que oferecem o empréstimo Bolsa Família, mas a verdade é que existem outros bancos também interessados e a oferta pode aumentar ainda mais.

Para que seja possível solicitar esse empréstimo, o cidadão deverá preencher um questionário de Microcrédito do site Progredir.

Depois disso, o Ministério do Desenvolvimento irá encaminhar os dados aos bancos parceiros para que façam suas análises de perfil e possam decidir se o cidadão está apto ou não a receber o empréstimo Bolsa Família.

Anualmente, cerca de R$ 3 bilhões do reais do Governo Federal são comprometidos para que seja possível oferecer essa linha de crédito ao público-alvo do programa.

Quais os valores do empréstimo Bolsa Família?

O que precisa ficar claro que essa é uma pareceria do Governo com as instituições bancárias e é por isso que cada uma delas possui sua própria análise de dados.

Dessa forma, não é possível avaliar e nem determinar qual será o valor do empréstimo Bolsa Família que será ofertado.

Mais do que isso, é essencial ressaltar que cada banco é que vai decidir se irá ou não oferecer esse empréstimo, o que significa que não basta apenas ser beneficiário do Programa Bolsa Família.

Dessa forma, fica claro que somente ser um beneficiário não é uma garantia de que vai conseguir o microcrédito, sendo necessário passar pela análise dos bancos, que irão verificar o perfil para saber se oferecem o benefício ou não.

Mais do que isso, existem alguns requisitos que devem ser atendidos pelos interessados em sacar o seu empréstimo Bolsa Família.

Quem pode pedir o seu empréstimo Bolsa Família?

Como Fazer Empréstimo Bolsa Família

Pois bem, primeiramente é essencial que as famílias estejam prontas para buscar mais informações de como solicitar o seu empréstimo Bolsa Família.

Isso porque existem requisitos que devem ser atendidos para que se possa dar entrada a esse pedido, tais como:

  • Pessoa deve estar devidamente inscrita no Cadastro Único e com seus dados atualizados
  • Podem receber aquelas pessoas que já possuem ou não um negócio próprio.

O fato é que a possibilidade de solicitar um empréstimo Bolsa Família é a oportunidade que estava faltando para que as famílias possam aumentar sua renda e ainda empreender.

 

É preciso de MEI para conseguir um empréstimo Bolsa Família?

Depende muito. Como o principal objetivo dessa iniciativa é possibilitar que as famílias possam empreender e melhorar suas condições de vida, ter um MEI pode ser um requisito.

No entanto, como já foi explicado, isso vai depender dos requisitos de cada um dos bancos parceiros, pois alguns deles realmente trabalham com essa exigência.

Por isso o melhor é sempre avaliar cada caso individualmente para entender melhor se a família se enquadra ou não na solicitação do benefício.

Como solicitar o empréstimo Bolsa Família

Bolsa Família 2020

Pois bem, como já foi explicado, cada banco oferece sua própria taxa de juros e cada um deles tem seus requisitos. No entanto, se você deseja dar início ao pedido de empréstimo Bolsa Família, siga esses passos:

  • Acesso o site Progredir
  • Role a página até encontrar a opção “Novo Cadastro”
  • Informe corretamente seu número de CPF e também o estado em que você mora
  • Clique na opção “Prosseguir”
  • Em seguida, clique na opção “Microcrédito”
  • Na tela que abrirá, escolha o tipo de questionário que você deseja preencher, sendo que a opção 1 é para quem quer começar um novo negócio e diz “Quero ser Microempreendedor” e a opção 2 é para quem já tem um negócio e diz “Já sou Microempreendedor”.

Finalize o cadastro e depois é só esperar para que seus dados sejam analisados e que você possa ter sua resposta sobre o empréstimo Bolsa Família. Aproveite essas informações e muito boa sorte!

Leave a Reply