Quem Criou o Bolsa Família [Sabe Como Funciona? Veja Tudo]

O Bolsa Família é mais um dos inúmeros benefícios pagos pelo Governo Federal brasileiro aos seus cidadãos, com o objetivo de realizar a transferência de renda para as famílias mais necessitadas. O que muita gente se pergunta é quem criou?

A iniciativa já existe há alguns anos e vem passando por ajustes e adequações para que continue sendo viável ao governo e para que possa beneficiar o maior número de cidadãos possível.

O fato é que são milhares de famílias que são beneficiadas todos os meses com o Bolsa família e não há nada melhor do que conhecer a história dele para entendê-lo melhor. Então, continue lendo e vamos descobrir quem criou o Bolsa Família.

Mas antes, o que é o Bolsa Família?

Para quem não conhece, o Bolsa Família é um dos maiores programas de distribuição de renda do nosso país. Essa é uma iniciativa lançada por governos anteriores com o objetivo de ajudar famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.

A coordenação desse programa é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome e o programa já conta com mais de 16 milhões de brasileiros participantes.

O Bolsa Família é um programa que faz parte do Plano Brasil sem Miséria.

O fato é que essa é uma iniciativa tão incrível, que não é incomum que muita gente queira saber quem criou o Bolsa Família, não é mesmo?! Vamos descobrir isso logo a seguir.

Afinal, quem criou?


Muita gente acha quem criou o Bolsa Família foi o ex-presidente lula durante o seu primeiro mandato enquanto outros afirmam que ele foi criado por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.

O fato é que o Bolsa Família como conhecemos hoje, entrou em vigor a partir do ano de 2004, sob a lei 10.836.

Essa é uma lei que traz em seu corpo a unificação de outros programas sociais que já existiam no governo anterior, tais como o Bolsa alimentação, que se unificou ao Bolsa escola e o auxílio gás, entre outros.

Então, como todos esse programas pré-existentes já eram voltados para o mesmo grupo de pessoas, o governo da época optou por juntar todos os benefícios em apenas um só e facilitar o cadastramento e distribuição do mesmo, que passou a ser pago através do Cadastro Único que também já existia no nosso Governo Federal.

A história do Bolsa Família antes de 2004

Quem Criou Bolsa Família

Pois bem, podemos dizer que quem criou o Bolsa Família foi tanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quanto o ex-presidente Luís Inácio, afinal, cada um deles deu a sua contribuição, não é mesmo?!

No entanto, a história previa que conhecemos hoje é a seguinte:

Em 2003 o Governo Federal fez a criação de um Programa Nacional de Acesso a Alimentação, chamado de PNAA. É justamente ele o principal programa que acabaria se unificando a outros programas em 2004 para dar origem ao Bolsa Família. Entre os outros programas unificados, temos os seguintes:

  • Bolsa Escola – Programa Nacional de Renda Mínima Vinculada à Educação (Lei nº 10.219 de 11 de abril de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Cadastramento Único do Governo Federal (Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Bolsa alimentação – Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à saúde (Medida Provisória nº 2.206-1, de 6 de setembro de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa de Auxílio-Gás (Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002 – Governo Fernando Henrique Cardoso)

O Bolsa Escola, por exemplo, já vinha sendo estudado desde o ano de 1986 e é por isso que podemos dizer que resultado final de criação do Bolsa família é um esforço de unificação de inúmeros programas que, em sua maioria, são até mais antigos que os governos de FHC e Lula.

No entanto, é importante ressaltar que até o ano de 2003 todos esse programas assistenciais eram muito mais desorganizados e bem mais discretos, embora todos sejam parte integrante.

O que não se pode negar é que o Bolsa Família, com este nome, nasceu no Governo Lula e foi também nesse governo que ele atingiu um número muito maior de pessoas necessitadas. Por isso é que dizem que quem criou o Bolsa Família foi o Lula mesmo.

Quanto ao futuro, não se pode ter certeza do que acontecerá, mas é fato que o programa é reconhecido mundialmente, embora tenham ocorridos alguns casos de frauda já constatadas, devido ao grande número de pessoas participando.

No entanto, segundo o novo governo, deve-se realizar nos próximos anos uma análise minuciosa dos participantes, para que seja possível excluir aqueles que não se enquadram os requisitos, deixando o benefício assistencial apenas para quem precisa dele de verdade.

Então, quanto à duvida de quem criou o Bolsa Família, podemos dizer que ele nasceu no governo Lula, mas com a intenção e unificar e propagar programas que já existiam antes!

Leave a Reply