Seja Digital Bolsa Família [ Agenda, Cadastro, Consulta e Valor ]

Para quem não conhece, o Seja Digital Bolsa Família é um programa do Governo que oferece às famílias de baixa renda uma possibilidade de ter o conversor digital na sua televisão analógica, obtendo uma imagem de alta qualidade de forma simples e barata.

Embota o Programa Seja Digital também seja oferecido para diversas famílias, os beneficiários do Bolsa Família têm o seu conversor garantido e podem transformar o sinal da TV analógica para um de mais qualidade que agora é digital.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o Seja Digital Bolsa Família, basta continuar lendo e ver todos os detalhes, pois hoje falaremos um pouco mais sobre esse assunto.

Seja Digital Bolsa Família


A um tempo atrás, o sinal de televisão era analógico e é por isso que ele era compatível com as televisões mais antigas, incluindo aquelas de tudo e também algumas das primeiras de tela fina que foram feitas.

No entanto, houve uma mudança e o sinal analógico foi desabilitando, passando a ser usado um sinal digital. Como esse novo sinal é incompatível com os televisores mais antigos, é preciso usar um conversor, que recebe o sinal novo e codifica ele para que possa ser transmitido normalmente.

O fato é que nem todas as pessoas têm condições de comprar um televisor mais moderno e nem mesmo fazer a compra do conversor digital.

Foi por isso mesmo que o Governo Federal fez a criação de uma iniciativa que se chama Seja Digital. Com isso, ele consegue oferecer para as famílias mais carentes a oportunidade de trazer a modernidade do sinal digital para suas casas, usando o conversor.

Isso vale especialmente para as famílias que integram o Programa Bolsa Família, pois já são núcleos familiares comprovadamente pobres e de mais baixa renda e é por isso que falamos sobre o Seja Digital Bolsa Família.

No entanto, o que acontece é que muitos dos beneficiários do Bolsa Família ainda têm dúvidas sobre os detalhes do programa e sobre o conversor digital, então, basta continuar a ler.

Quem pode participar do Seja Digital Bolsa Família

Como já foi explicado, até o ano de 2018, todo o sinal analógico do mundo foi extinto, dando lugar ao sinal digital que traz muito mais qualidade. Com isso, é preciso usar um conversor para poder continuar recebendo o sinal da TV aberta.

No entanto, uma grande dúvida que ainda existe é sobre quem pode participar do Seja Digital Bolsa Família, então veja:

  • Podem participar aqueles que são beneficiários do Programa Bolsa Família e que estejam com seus dados cadastrais e documentos devidamente atualizados
  • Pessoas aposentadas de baixa renda também pode receber
  • Famílias contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida
  • Pessoas que estão devidamente inscritas na Tarifa Social da Energia Elétrica

O mais importante é lembrar que não há uma restrição do Seja Digital Bolsa Família que seja somente para os que são beneficiários desse programa. Isso porque a iniciativa serve para todos aqueles que são participantes de programas sociais do nosso Governo Federal.

Cadastro para o Seja Digital Bolsa Família

Seja Digital

Para que você possa realizar o seu cadastro no Seja Digital Bolsa Família, é preciso seguir alguns procedimentos, mas pode ficar tranquilo porque eles são bem simples, veja só:

  • Acesse o site do Seja Digital
  • Leia bem as informações que estão na página
  • Em seguida, basta preencher o formulário cuidando para que seus dados estejam corretos
  • Informa também o seu número de CPF e NIS para concluir o seu cadastro

Se o seu nome aparecer na lista de beneficiários do Ministério do Desenvolvimento, você estará apto a prosseguir com os passos para solicitar o seu Seja Digital Bolsa Família.

Como realizar o agendamento no Seja Digital Bolsa Família

Pois bem, para realizar o seu agendamento no programa Seja Digital Bolsa Família e receber o seu conversor digital, será preciso seguir alguns passos simples, lembrando que o procedimento pode ser realizado de duas diferentes formas:

  • Ligando para a Central de Atendimento ao Cidadão, através número 147

Ligando para essa central de atendimento do cidadão, será possível escolher o melhor dia e horário para comparecer e retirar o seu kit conversor.

Vale lembrar, no entanto, que o contato com o órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais do que isso, para que seja possível concluir o processo de agendamento é preciso ter em mãos o seu número de NIS, o número do RG e também informar o nome completo.

  • Acessando o site oficial do Seja Digital

Para isso, basta acessar o site oficial do seja digital, realizando o agendamento online mesmo, escolhendo um dia e hora disponível para poder ir sacar o seu kit conversor.

Lembre-se que será preciso preencher as informações solicitadas no site, incluindo número de alguns documentos, por isso, tenha tudo em mãos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Seja Digital Bolsa Família, como funciona e o que fazer para ter também o seu kit!

Leave a Reply