Sistema Presença Bolsa Família [ Ministério da Educação ]✅

Pois bem, o Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do país e, como não poderia ser diferente, ele tem condicionalidades, como é o caso do sistema presença Bolsa Família.

Acontece que muita gente que não conhece acha que basta a família ser pobre para ter direito ao benefício, o que é um grande engano. Isso porque além de se encaixar em alguns requisitos para ser selecionada, a família ainda deve seguir algumas condições, como manter uma boa frequência escolar.

Pensando justamente em esclarecer um pouco mais sobre esse assunto é que hoje vamos falar um pouco mais sobre o Sistema Presença Bolsa Família e tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, acompanhe a seguir.

Conhecendo o Programa Bolsa Família

Sistema de Presença Bolsa Família

Para quem ainda não conhece, o Programa Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda direta. Ele é voltado para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza em todos os estados do país.

Assim, o programa oferece um aporte de renda mensal que é variável de acordo com a composição familiar, mas que tem como principal objetivo ajudar as famílias a superar sua condição de vulnerabilidade social.

Assim sendo, o foco do programa é garantir às famílias o acesso a alimentação, educação e saúde, abrangendo mais de 13,9 milhões de famílias no Brasil todo.

O mais importante de tudo é lembrar que o Bolsa Família possui alguns requisitos que as famílias devem atender para que possam ser selecionadas, sendo que o principal deles é a renda.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o programa tem condicionalidades, o que significa que mesmo depois de selecionadas, as famílias precisam seguir as regras impostas.

Uma dessas regras é que as crianças com idade entre 6 e 17 anos de idade tem que manter a frequência escolar dentro do indicado, entre outros.

Sistema Presença Bolsa Família

Pois bem, como já foi explicado, para que uma família possa ter acesso mensal aos benefícios do programa, é preciso que ela siga as condicionalidades impostas pelo mesmo.

Dentre essas condições, temos as seguintes:

  • Estar com os dados atualizados no Cadastro Único
  • Gestantes devem cumprir todo o calendário de consultas do pré-natal que é determinado pelo Ministério da Saúde
  • Caso tenha mulheres que estão amamentando (Nutrizes) terão de participar das atividades educativas que são oferecidas pelo Ministério da Saúde, relacionada a alimentação saudável, aleitamento materno
  • Manter o cartão de vacinação em dia para crianças com idades entre 0 e 7 anos
  • Realizar o acompanhamento da saúde das mulheres com idade entre 14 e 44 anos
  • Garantir a frequência escolar de jovens entre 6 e 17 anos de idade

É justamente sobre esse último tópico que se trata o Sistema Presença Bolsa Família, ou seja, que os alunos precisam ter a presença nas aulas para que a família possa continuar recebendo o benefício.

Isso porque o Governo entende que a educação é uma das formas mais eficientes de melhorar de vida e garantir melhores condições no futuro.

Por isso é que os alunos com idade entre 6 e 15 anos devem ter uma frequência escolar de 85% enquanto os alunos entre 16 e 17 anos precisam de uma frequência mínima de 75%.

Benefícios da condicionalidade do Sistema Presença Bolsa Família

Pois bem, de acordo com os principais responsáveis por esse programa, as condicionalidades impostas possuem um efeito muito benéfico e positivo nas mais variadas áreas, incluindo o desempenho escolar dos alunos.

Dessa forma, o programa obtém resultados que conseguem ir além do esperado, demonstrando que houve uma diminuição da evasão escolar e também uma melhora do desempenho individual dos alunos nas provas de acompanhamento.

Esses indicadores mostram que as condicionalidades determinadas pelo programas oferecem benefícios para as famílias participantes, ressaltando que elas também abrangem a área da saúde e desenvolvimento infantil.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é que o Sistema Presença Bolsa Família vem mostrando índices de frequência escolar que melhoram a cada ano, sendo que os de 2019 foram os melhores dos últimos 12 anos, segundo dados atualizados do Ministério da Educação.

No entanto, claro, nem todos cumprem á risca essa condição do Sistema Presença Bolsa Família e os principais motivos apresentados foram os seguintes:

  • Falta ou dificuldade de transporte
  • Doenças
  • Problemas físicos
  • Gravidez
  • Desastres naturais

O mais importante é sempre deixar claro que o recebimento mensal do benefício do Bolsa Família estão condicionados a ao cumprimento dessas condições, como o Sistema Presença Bolsa Família.

Caso alguma dessas condições não sejam devidamente cumpridas, o pagamento do benefício pode vir a ser suspenso ou bloqueado, lembrando que família sempre recebe avisos antes da suspensão total do mesmo.

Mais do que isso, caso a família venha a perder o direito ao benefício, terá que se readequar aos requisitos e funcionalidades para que então possa voltar a integrar a lista de beneficiários.

É importante ressaltar que o Programa Bolsa Família é muito dinâmico e todos os meses famílias saem e outras famílias entram. Por isso é essencial se manter dentro dos requisitos e condições, como o Sistema Presença Bolsa Família!

Leave a Reply