SISVAN Bolsa Família ( Aprenda a Utilizar Para Acompanhar )✅

Faz muito tempo que há uma discussão e também uma preocupação grande a respeito da alimentação das famílias brasileiras. Por isso mesmo que o SISVAN Bolsa Família existe, ajudando de forma direta a coletar dados sobre esse tema.

O fato é que o principal objetivo do Programa Bolsa Família é melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. É por isso que ele tem algumas importantes condicionalidades fundamentais que visam benefícios para os beneficiários.

Como o SISVAN Bolsa Família ainda não é muito conhecido e muitas pessoas ouvem falar e não sabem do que se trata, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto hoje e descobrir todos os detalhes logo a seguir, acompanhe.

Para começar, o que é o SISVAN Bolsa Família?

 

Para quem ainda não sabe, SISVAN é o Sistema de Vigilância Alimentar Nacional, sendo um importante instrumento do Governo que tem a responsabilidade de mapear qual é a condição nutricional e alimentar da população brasileira.

É por meio das informações coletadas pelo SISVAN Bolsa Família que o Governo consegue localizar quais são os lugares do país em que já maiores problemas de nutrição.

Dessa forma, é possível implementar planos para atuar na minimização dessas falhas.

De uma forma bem simples, o SISVAN funciona dessa forma: o município ou comunidade é identificado como tendo a característica de ter crianças com problemas de desenvolvimento.

Então, toda essa faixa da população é chamada para realizar exames importantes, que poderão ser utilizados para identificar qual é a gravidade da situação.

Então, o SISVAN atua gerando esses dados para que o Governo possa trabalhar no desenvolvimento das melhores campanhas de saúde para minimizar a situação.

Agora, vamos entender o que é o Programa Bolsa Família

Antes mesmo de continuarmos falando sobre a relação entre SISVAN Bolsa Família, vamos entender um pouco melhor sobre o que se trata esse Programa do Governo.

Pois bem, para quem ainda não conhece, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda mediante enquadramento nos requisitos e condicionalidades.

Ele foi criado no ano de 2003, durante o Governo Lula, mas consiste na unificação e ampliação de uma série de outros programa federais que já existiam.

Assim, ele é voltado para as famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, desde que se enquadre nos requisitos e continue seguindo as condições impostas.

Dentre elas, as gestantes devem cumprir todo o calendário de consultas do pré-natal, as crianças de até 7 anos de idade devem estar com a carteirinha de vacinação em dia e as crianças e adolescentes em idade escolar devem ter uma boa frequência, entre outros.

SISVAN Bolsa Família 2020

Bolsa Família 2020

O SISVAN, para quem não sabe, tem uma relação direta com o Bolsa Família, visto que é ele que atua no monitoramento dos beneficiários e de todos os dependentes do mesmo.

Isso é mais uma medida para ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em situação de extrema pobreza e garantir que tenham uma boa saúde, com a assistência necessária para isso.

Dessa forma, duas vezes ao ano o SISVAN Bolsa Família faz a convocação de crianças, gestantes e mulheres em idade fértil para realizar alguns dos procedimentos abaixo:

  • Avaliação cuidadosa do estado nutricional
  • Acompanhamento da vacinação das crianças com menos de 7 anos de idade
  • Assistência ao período de pré-natal das mulheres gestantes

Dessa forma, os beneficiários que estão incluídos nesses grupos, deverão comparecer até uma das unidades do SUS a fim de realizar os exames solicitados.

Vale lembrar que é essencial que as famílias atendam aos chamados do SISVAN Bolsa Família, visto que isso é uma condição para continuar recebendo o benefício. Assim, em caso de ausência, os beneficiários podem ter o pagamento do seu benefício suspenso ou bloqueado.

Como fazer a consulta aos dados SISVAN Bolsa Família?

SISVAN 2020

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que todos os dados que são coletados e gerados pelo SISVAN Bolsa Família são disponibilizados para a consulta pública, ou seja, qualquer pessoa interessada pode ter acesso a eles.

Dessa forma, é possível gerar até 5 diferentes tipos de relatórios, que são os seguintes:

  1. Estado nutricional dos indivíduos
  2. Tipo de alimentação / aleitamento materno (para crianças com menos de 2 anos de idade)
  3. Consumo alimentar de 2008 até 2014
  4. Consumo alimentar a partir de 2015
  5. ANDI – Acompanhamento Nutricional

O melhor de tudo é que os relatórios são muito bem segmentados, possibilitando que você realize pesquisas tendo como base as seguintes opções:

  • Sexo
  • Município
  • Estado
  • Região de cobertura
  • Raça/cor
  • Comunidade ou povo
  • Acompanhamentos registrados
  • Ano
  • Fases da vida

Então, se você também está interessado e quer consultar essas informações, saiba que basta ir até o site do SISVAN Bolsa Família através do endereço http://sisaps.saude.gov.br/sisvan/.

Escolha a aba que diz “Relatórios”, defina os filtros que você deseja consultar e você já terá acesso a uma grande variedade de informações.

Pronto, agora você já sabe mais sobre o SISVAN Bolsa Família e não tem mais dúvidas sobre o assunto. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply